> Como abrir a porta da placa trancada
Como abrir a placa da porta presa
A porta de chapa é amplamente utilizada para o interior de casas e, embora às vezes seja usada ao ar livre, não oferece um alto nível de segurança. Portanto, se você tiver algum problema com esse tipo de porta, deve manter a calma, pois nem tudo está perdido. Nas próximas linhas, explicaremos algumas técnicas de como abrir uma porta de chapa trancada.

O que é uma porta de placa
Uma porta de chapa é aquela porta típica que parece uma moldura, e eles são, porque são armados com folheados de madeira ou compostos. Essas portas podem travar por vários motivos, incluindo:
- Uma chave que bloqueia: a chave não pode girar facilmente.
- Bloqueio bloqueado: a chave gira até certo ponto ou completamente, mas a fechadura está travada.
Porta irregular: a porta trava ao tentar abri-la parece que está bem apertada, a seguir mostraremos como resolver cada um destes problemas:
Chave trancada
Se tentarmos abrir a porta e depois de inserir a chave na fechadura ela não girar, não devemos forçá-la, ela pode quebrar e uma chave quebrada dentro da fechadura é um problema sério, especialmente se não alcançarmos a peça quebrada . Temos que evitar isso, o que devemos fazer?
Verifique se a chave é nova porque, nesse caso, pode não ter sido moldado com perfeição. Você pode conferir introduzindo outra cópia da chave ou, se houver possibilidade, levar outra ou mandar fazer melhorias (no caso de ser uma nova cópia).
Se não formos capazes de resolver o problema, podemos estar lidando com um sistema de bloqueio travado.
Bloqueio bloqueado
A maioria das portas de chapa tem travas de maçaneta, então é possível que a maçaneta esteja emperrada. Também podemos descobrir que é o mecanismo interno da fechadura que está emperrado. E qualquer que seja o exemplo que você esteja enfrentando, uma solução diferente será aplicada.
Continuaremos explicando como você pode lidar com cada uma das situações apresentadas:
Maçaneta travada
Podemos começar observando como a maçaneta ou maçaneta da porta se comporta, por exemplo, se é movida inserindo a chave e girando-a.
Se percebermos que não está funcionando bem, devemos lubrificar a fechadura. Este é um procedimento rotineiro, temos um sistema mecânico que pode travar facilmente, sujeira, ferrugem, podem ser alguns dos fatores que influenciam.
Vamos lubrificar a fechadura com pó de grafite. O pó de grafite pode ser obtido como spray em lojas de ferragens ou especializadas. Se não tivermos acesso a ele, podemos extraí-lo de um lápis de grafite.



- Pegamos o lápis e com uma faca ou navalha abrimos ao meio, não tente cortá-lo ao meio, temos que abri-lo para que o grafite que está no centro fique livre.
Também podemos extraí-lo afiando o lápis com a faca e raspando o grafite. Devemos continuar assim até obter uma boa quantidade de pó.
- Feito isso, com a faca ou a navalha devemos raspá-la aos poucos, tomando cuidado para não quebrá-la, para que não haja pedaços grandes de grafite, devemos apenas obter um pó fino.
- Assim que tivermos o pó de grafite, procederemos a introduzi-lo pelo buraco da fechadura.
Se comprou a grafite, o pó ficará acondicionado num recipiente cuja apresentação nos permite introduzi-lo facilmente pelo buraco da fechadura. Se for o caso que o fizemos e temos um conta-gotas, pode ser de grande ajuda, senão simplesmente regamos na torneira ou apresentamos a criação de um funil com um filha de papel.
- Depois de lubrificar o interior da fechadura, devemos inserir a chave e rodá-la. Também podemos mover o botão e a chave ao mesmo tempo, para ajudar o pó de grafite a desaparecer dentro da fechadura.
Trava presa
A trava é aquela peça de metal que abre e fecha quando giramos a maçaneta e também pode travar. Mas podemos soltá-lo com um cartão de plástico ou algum objeto que possamos inserir entre ele e a moldura da porta. Como fazemos isso?
- Tomemos como exemplo que obtivemos um cartão de plástico, que é excelente para remover a trava.
- Vamos inseri-lo na fenda que fica entre a porta e a moldura; local onde a trava está localizada. Para torná-la uma solução ideal, colocamos o cartão 10 centímetros acima da fechadura, para descer até encontrarmos a trava.
- Aplicaremos força ao inclinar para tentar inserir o cartão entre a trava e a batida. Uma vez dentro, fazemos um movimento de alavanca para que a trava se mova para trás e permita a abertura da porta.
Porta irregular
Nesse ponto eles também podem influenciar muitos aspectos, entre eles podemos citar:
Umidade
Se a porta for exposta à umidade, pode ter absorvido água, o que faz com que seu tamanho aumente, esfregando-se contra a moldura e dificultando a abertura.
Se estiver úmido recentemente, pode-se tentar secá-lo com toalhas ou conectando um ventilador ou desumidificador próximo à porta em um determinado momento para que vá perdendo a umidade aos poucos e se abra com facilidade.
Dobradiças desajustadas
As dobradiças estão do lado de dentro da porta; São duas placas de metal unidas por um parafuso. O que devemos fazer é verificar o estado das dobradiças, se estão bem encaixadas ou fora do lugar.
Neste último caso, podemos procurar um martelo ou algum objeto com o qual possamos bater. Quando estiverem de volta no lugar, as dobradiças funcionarão normalmente. Este procedimento deve ser executado a partir da dobradiça em que está na posição mais alta e terminar com a mais baixa.
Cada método detalhado acima responde a uma necessidade específica e, se pudermos aplicá-lo da maneira certa, provavelmente não teremos problemas com portas trancadas novamente. Caso contrário, volte para este artigo para atualizar os procedimentos.
Relacionado

