> Como abrir portas travadas
Como abrir portas travadas
Às vezes, descobrimos que uma das portas que temos em casa encrava sem motivo aparente. Mas o que você não sabe é que há muitos fatores que influenciam isso; o mais comum é o mau estado da fechadura.
Ferrugem, desgaste, porta deslocada, moldura torta, dobradiças desconectadas ou simples deterioração geral são os fazendo com que você tenha que passar para este momento ruim. Mas o importante é que você saiba abrir portas emperradas.
As alternativas estão ao seu alcance. Apenas dedicando um pouco de tempo para aprender sobre os métodos ou técnicas que você pode usar, você será capaz de abrir a porta sem nenhum problema.

Identifique o tipo de fechadura da porta
Primeiramente deve-se identificar o tipo de fechadura que a porta possui, embora possa não parecer, é um detalhe muito importante, pois nos permite encontrar exatamente o motivo do emperramento. Portas internas, por exemplo, muitas vezes têm botão central ou fechaduras do tipo trava de torção com uma maçaneta central.
Porém, as exteriores são mais complexas porque oferecem a máxima segurança, para além do facto das portas serem geralmente de ferro.
Soluções para abrir portas travadas
Agora faremos uma revisão instrutiva das soluções, que certamente você tem ao seu alcance, para desbloquear as portas. Mesmo se você não conseguir nas primeiras tentativas, não desanime, cada teste permite que você aperfeiçoe sua técnica.
Abrindo uma fechadura presa com excesso de ferrugem
Todos nós sabemos como é essa substância nociva, que deixa as ferramentas de metal em um estado deplorável. Além disso, seu cheiro é inconfundível. Como saber se a porta emperrou devido a ferrugem na fechadura?
- O primeiro passo para identificar isso é inserir a chave e girar. Se sentir que a chave gira com muita dificuldade e que a maçaneta trava, além de fazer barulho toda vez que você tenta abrir é porque, sim, está cheia de ferrugem.
- Você passa a aplicar um pouco de lubrificante do tipo spray ou pó de grafite, já que é o mais ideal. Os óleos comuns não são recomendados, eles tendem a acumular poeira e impurezas que causam mais danos a longo prazo.
Isso fará com que as barreiras que impedem o deslizamento normal das travas se movam sem maiores transtornos.
Portas presas por ferrugem nas dobradiças
As dobradiças são aquelas folhas de metal ou plástico que se situam num dos lados da porta e cujo mecanismo é o que permite a mobilidade entre a moldura e a porta, permitindo-nos abri-la ou fechá-la.
Um problema nesta área específica é muito fácil de identificar, pois simplesmente girando a maçaneta da fechadura e fazendo-a mover-se suavemente, mas mesmo assim a porta não abre, é muito provável que estejamos enfrentando um caso de ferrugem na dobradiças.
Nestes casos, óleos comuns como comestíveis, coco, amêndoa ou lubrificante para automóveis e spray de grafite funcionam. Então, apenas aplicando um pouco nas cavilhas e fazendo movimentos de abrir e fechar repetidamente, a porta se abrirá.
Caso o problema persista, e tendo a segurança de saber do que se trata, as dobradiças devem ser desmontadas com as ferramentas mais adequadas.



Portas emperradas pela deterioração
O desgaste das fechaduras é mais comum do que pensamos. Principalmente porque, ao longo dos anos, as peças que fazem o mecanismo interno funcionar acabam se desviando, resultando em uma porta emperrada.
Para corrigir isso, você pode abrir a fechadura usando técnicas bem conhecidas, como usar um cartão de crédito, um pedaço de plástico rígido, um raio-X ou utensílios domésticos como: facas, grampos de cabelo ou clipes.
O objetivo é tentar movimentar o trinco de forma que permita a abertura da porta, passando o plástico pela fenda que existe entre o caixilho e a fechadura da porta, realizando movimentos de empurrar que farão sua mágica.
Ferramentas domésticas são uma solução eficiente, pois esses materiais longos podem chegar a lugares muito profundos. Basta inserir o elemento na ranhura da fechadura e fazer movimentos circulares até ouvir o som que indica que a porta já foi aberta.
Portas abertas com armações tortas
É verdade que a maioria dos problemas de portas travadas se deve a molduras tortas ou tortas, então a única solução é tentar abri-las com a chave na fechadura. E, o principal é exercer muita força com pequenos golpes fortes na direção para frente
Isso deve abri-lo em questão de minutos.
Portas bloqueadas por desvios ou fatores ambientais
Esse tipo de atolamento ocorre normalmente em portas de madeira expostas a ambientes inclementes que prejudicam sua qualidade. É muito importante lembrar o comportamento da porta nos dias anteriores, para detalhar sinais que indiquem se nos deparamos com algo assim: atrito com o solo, portas inchadas ou umidade nas mesmas.
Você se pergunta, como consertar isso? É complexo, pois a força bruta deve ser aplicada em alguns pontos próximos à fechadura e à moldura, o que é arriscado para a nossa integridade física. Além disso, é provável que a porta esteja danificada.
Como última opção, você pode tentar desmontar a fechadura ou a própria porta, usando ferramentas como chaves de fenda que se encaixam nos pequenos parafusos nas fechaduras. Em alguns casos, estes possuem parafusos quase invisíveis em sua estrutura, então você terá que fazer uma busca exaustiva.
recomendações
- As portas e suas peças, como qualquer objeto em nossa casa, devem receber os devidos cuidados. Não os maltratar é essencial para evitar que se deteriorem rapidamente.
- Não se esqueça de manter os bloqueios. Lubrificá-los é muito importante.
- Ao tentar abrir uma porta emperrada, não se esqueça de que a segurança pessoal vem em primeiro lugar.
- Se precisar, não hesite em consultar um chaveiro profissional.
Relacionado

