> Como abrir uma porta emperrada sem fechadura
Como abrir uma porta presa sem fechadura
Já é muito comum portas travarem por falha na fechadura, então o que realmente emperra é a própria fechadura, impedindo a porta de abrir. Mas é possível que uma porta sem fechadura fique presa?
Bem, sim, isso também é uma realidade, e se você veio a este artigo é porque está passando por esse problema, e nós temos a solução para você. Mas antes de dizer a você como abrir uma porta emperrada sem fechadura, é importante entender o que está acontecendo. Por que a porta está travada?

Por que uma porta sem fechadura fica presa?
E é por isso que os motivos pelos quais uma porta sem fechadura pode ficar presa são diversos, mas comuns e, portanto, fáceis de resolver. Por exemplo:
- A porta pode abrir na direção oposta à da nossa localização e do outro lado há um objeto que está obstruindo sua abertura.
- Dobradiças enferrujadas ou desalinhadas.
- Fora da moldura quadrada.
- Porta não quadrada: devido à umidade ou má instalação.
Objeto que impede a porta de ser aberta
Nesse caso, nossa primeira recomendação é que você certifique-se de que não há outro forma de acesso ao espaço. Ou seja, se não houver outra porta ou janela que permita entrar, ou sair, conforme o caso, e retirar o objeto que impede a abertura da porta.
Outra opção é inserir um elemento, como um tubo fino, pela aba inferior, aquela que fica entre a porta e o piso. O objetivo é mover o objeto com o tubo para levantá-lo um pouco da porta e começar a abri-la.
Também podemos extrair a porta e temos duas maneiras de fazer isso:
- Se tivermos acesso às dobradiças da porta, podemos retirar os parafusos ou a própria dobradiça, desde que aparafusada e não soldada. Se tiverem parafusos, basta removê-los com uma chave de fenda.
- Por outro lado, para retirar os parafusos devemos usar uma chave de fenda e um martelo ou qualquer objeto que sirva para golpear.
Os parafusos saem para cima, por isso devemos colocar a ponta da chave de fenda na parte inferior da cabeça do parafuso, batendo com o martelo até que saia completamente. É um procedimento que devemos realizar em todos os ferrolhos para podermos extrair a porta.
Dobradiças enferrujadas
Tal como no caso anterior, para podermos perceber se as dobradiças estão enferrujadas e evitar que a porta se abra, devemos estar no interior da divisão ou do lado de dentro da porta. Bem, é aqui que geralmente se encontram as dobradiças.
Se tiver acesso a eles, certifique-se de que não estão enferrujados, identifique também se a ferrugem causou uma quebra que tirou as peças do lugar e travou a porta.
Essa é uma situação muito comum em dobradiças enferrujadas ou gastas. E, se este for o seu caso, você precisa remova dobradiças ou parafusos, para remover a porta. O procedimento é o mesmo que explicamos no ponto anterior.
Dobradiças desajustadas
Uma dobradiça é composta por duas placas de metal, unidas por um parafuso. Esses elementos são ajustados à porta e ao quadro por meio de parafusos. Todo este conjunto permite que a porta abra e feche.
O facto das dobradiças serem a causa do travamento da porta, significa que alguns dos elementos que a compõem estão danificados ou mal posicionados. Isso pode fazer com que a porta esfregue no chão e na moldura, dificultando a abertura.



Podemos começar verificando se os parafusos que prendem as dobradiças estão firmes. Se não estiverem, pegamos uma chave de fenda e ajustamos corretamente. Também podemos tirar os parafusos da posição, neste caso batemos neles com um martelo até que atinjam a posição correta.
Fora da moldura quadrada
A falta de moldura pode ser por vários motivos, um deles é que ele está localizado em um local onde a umidade é alta. Saberemos disso revendo o quadro e identificando as áreas com maior volume ou abaulamentos. Isso se deve ao fato de que a madeira adsorveu água, fazendo com que ela se esfregasse contra a porta ou, definitivamente, fizesse um congestionamento.
Podemos resolver esse caso de várias maneiras:
- Podemos empurrar ou puxar a porta com força. É útil se usarmos um objeto como uma cadeira ou mesa de madeira. Ou se batermos na porta chutando com as solas dos pés.
- Podemos usar um suporte se a porta se abrir em direção à nossa localização. A intenção com o kickstand é erguer. Isso provavelmente danificará a porta, mas poderemos abri-la.
Outra estratégia que podemos aplicar é a utilização de um desumidificador, mesmo ventilador ou secador de cabelo. Isso é para remover parte da umidade que foi absorvida pela moldura para que se retraia o suficiente para permitir que a porta se abra. Quando achamos adequado, empurramos ou puxamos a porta, pode ser com algumas das técnicas já mencionadas.
Como você pode imaginar, absorver a água da moldura com qualquer um desses dispositivos levará tempo, então pode não funcionar se temos uma urgência e precisamos abrir a porta o mais rápido possível.
recomendações
Geralmente, uma porta não emperra só porque, e menos uma sem fechadura. Antes de chegar a esse ponto, é provável que mostre sinais de falhas momentâneas ou congestionamentos que nos fazem pensar que a qualquer momento ele pode travar ou quebrar completamente. É por isso que você precisa tomar precauções. Recomendamos que você faça o seguinte:
- Lubrifica as partes móveis da porta. Como estamos falando de uma porta sem fechadura, basicamente temos que lubrificar as dobradiças. Para evitar que enferrujem ou grudem.
- Áreas corretas de umidade. Este não é um problema que afeta apenas portas e caixilhos, a umidade causa danos à saúde muitas vezes irreparáveis. Além disso, pode danificar estruturas inteiras. Se você não tem dinheiro para reparos profundos, pelo menos use um desumidificador constantemente.
- Não deixe objetos perto das portas, pois podem cair e trancar. Além disso, não coloque móveis perto dessas áreas.
Relacionado

