> COMO CONSERTAR UM BLOQUEIO SEM AJUDA
Como consertar uma fechadura sem ajuda
O tempo de uso, somado a fatores como umidade, poeira e agentes corrosivos, pode causar o mau funcionamento ou a perda total de uma fechadura.
Às vezes, colocamos as fechaduras em locais inadequados; submetido aos rigores do meio ambiente e fatores climáticos; Isso resulta em implementos de segurança que acabam se tornando inúteis.
Um serralheiro profissional não tem nenhum problema em corrigir qualquer dano; Seu conhecimento da mecânica e operação de fechaduras permite que ele consiga isso de forma eficiente e em um tempo muito curto.

Mas a ideia é fazermos nós mesmos; para o qual devemos ter um mínimo de noções em termos de aspectos básicos como os componentes e o funcionamento de uma fechadura.
Desmonte, conserte e monte uma fechadura de encaixe
Vamos começar organizando nosso dever de casa:
#1. Primeira etapa: verifique se temos as ferramentas e os materiais que podem ser necessários:
- Chaves de fenda ou chaves de fenda.
- Pinças.
- Alicate
- Martelo.
- Escova ou pincel.
- Lixa.
- Pó de grafite.
- Pedaços de pano ou fita adesiva.
- Querosene ou diluente.
#dois. A segunda etapa envolve a remoção da fechadura com defeito da porta.
O ideal é gravar, por qualquer meio, cada uma das coisas que estamos fazendo: anotações escritas ou de voz, fotos, vídeos.



# 3. Nosso terceiro passo tem a ver com a desmontagem da fechadura. Também neste caso devemos deixar evidências de nossas ações; Isso nos permitirá reverter o processo sem nenhum problema.
- Os parafusos são removidos segurando a tampa da trava e removendo os componentes internos na seguinte ordem:
- A alavanca está puxada para fora vínculo, que é a parte que pressiona para que a corrediça entre ou saia da fechadura.
- Combinações são extraídas, um de cada vez, começando com o primeiro acima, depois o segundo.
- Entre as duas primeiras combinações e as duas inferiores está o pino de segurança; retiramos este alfinete e continuamos com as seguintes combinações.
- À medida que são desmontadas, cada uma das combinações deve ser marcada e cuidadosamente observada como estão dispostas para evitar erros posteriores.
- Dando uma boa olhada na posição que tem, nós tiramos o deslize fazendo pressão na mola que os sustenta por trás.
- Finalmente, eles são removidos a porca e as molas que o pressionam. Essa porca é a parte da trava onde se encaixa o eixo das alças; tem um came que aciona o patim.
# 4. Etapa quatro: examine cada componente para identificar se algum está gasto, quebrado ou deformado. Às vezes, o mau funcionamento da fechadura está em apenas uma peça defeituosa.



- Haverá partes da fechadura que podemos corrigir qualquer dano. Por exemplo, se for a caixa que por algum motivo foi deformada, podemos endireitá-la e fazer com que a fechadura volte a funcionar bem.
- Caso existam peças que não possamos consertar, basta procurá-las nas serralherias, tendo o cuidado de trazer a peça avariada para servir de modelo.
- Componentes que se encontram em bom estado, ou ainda com alguma vida útil, só devemos limpá-los bem ou lavá-los, se estiverem muito sujos, com uma substância apropriada como querosene ou diluente, e deixá-los secar.
- As partes enferrujadas são tratadas com lixa, tendo o cuidado de retirar todo o óxido da fechadura.
# 5. Assim que tivermos reparado tudo o que pudermos reparar ou quando tivermos substituído as peças que estavam irrecuperáveis, procedemos à remontagem da fechadura.
No processo de reconstrução da fechadura, cada componente móvel é preferencialmente lubrificado com pó de grafite; certas graxas ou óleos, quando misturados com poeira, podem obstruir seus elementos e causar mau funcionamento quando a substância lubrificante seca.



# 6. Ao terminarmos de montar a fechadura, montamos e verificamos se seu funcionamento está conforme o desejado.
O testemunho que damos de cada passo que damos no processo de recuperação de nossa fechadura nos permitirá fazer a mesma tarefa novamente, com maior facilidade, sempre que precisarmos.
Fechaduras Mortise
Existem muitos tipos de bloqueios; um mais barato que os outros e com níveis de segurança que correspondem ao seu preço. A qualidade do aparelho também tende a responder a este fator: quanto maior o preço, maior a qualidade.
Existem fechaduras mais populares que outras ou, em todo o caso, mais utilizadas, tanto a nível residencial como em ambientes ligados ao comércio e ocupações diversas.
Uma das fechaduras mais utilizadas é a de entalhe, utilizada em portas principais e divisões interiores, independentemente do material em que são feitas: madeira ou metal.



Esse tipo de fechadura também se destina ao uso em barras de ferro utilizadas em residências: visa reforçar a segurança de casas e apartamentos.
O conserto dessas fechaduras acaba sendo uma tarefa bastante simples e qualquer pessoa com pouco ou nenhum conhecimento de serralheria pode executá-lo sem dificuldade.
Basicamente, uma fechadura de encaixe consiste nas seguintes partes:
- Parafusos que fixam a tampa.
- A caixa de segurança.
- Uma placa lateral, fixada ao corpo, com orifícios para o patim e o pino.
- O deslize.
- Springs
- Pino de segurança.
- Ligação por alavanca.
- Porca.
- Quatro placas de combinação.
Para armar a fechadura novamente, só temos que reverter o processo de desarmamento:
- A cunha é colocada com suas molas correspondentes.
- As combinações são instaladas na ordem inversa da desmontagem, sem esquecer que após a localização das duas primeiras, o pino de segurança é colocado na posição fechada.
- Coloca-se a alavanca de amarração, que é a que permite o acionamento da fechadura com a chave.
- A tampa é colocada e aparafusada para testar a fechadura antes da instalação.
- Se tudo funcionar bem, instale novamente a fechadura na porta.
Relacionado

