> Como funciona uma fechadura por dentro Surpreenda-se!

Rate this post

[ad_1]

Como funciona uma fechadura por dentro Surpreenda-se!

Ao longo da história, a curiosidade foi um dos fatores que impulsionou o conhecimento e o progresso da humanidade. O ser humano é uma criatura ávida por informação, por conhecimento.

Saber como uma fechadura funciona por dentro pode fazer parte dessa curiosidade inata; mas também pode ser o produto de necessidades que nada têm a ver com o simples fato de querer saber algo. Por exemplo:

  • Se precisarmos comprar uma fechadura, saber como funciona pode ajudar-nos a escolher a que tem melhor qualidade e / ou a que oferece o maior nível de segurança.
  • Queremos viver praticando uma profissão digna e lucrativa: optamos pela serralharia. Então, somos obrigados a conhecer em detalhes o funcionamento interno de um cadeado e a função de suas peças.
  • Possivelmente trabalhamos ou pertencemos a uma instituição que se dedica a ajudar os cidadãos em situações de emergência doméstica ou outras: Bombeiros, Defesa Civil, Polícia ou Trânsito.

Nesse caso, nunca será demais ter esse conhecimento de que podemos precisar em algum momento para ajudar outras pessoas.

  • Uma razão convincente para saber como uma fechadura funciona por dentro adquire valor no momento em que desejamos abri-la, mas perdemos a chave; Saber como funciona tornará mais fácil abri-lo.
padlock 3658577 1280
> Como funciona uma fechadura por dentro Surpreenda-se! 6

Como é o funcionamento interno de um cadeado comum?

Como funciona um cadeado comum responde a um sistema mecânico na qual intervêm elementos externos e internos, que se combinam para que o ferrolho abra ou feche.

  • O mecanismo de funcionamento do cadeado é bastante simples. Tudo começa no momento em que você insere a chave.
  • À medida que entra, a chave empurra os parafusos e contra-parafusos contra as molas que estão localizadas na base dessas pequenas peças de metal.
  • Quando todos os parafusos e contra-parafusos estiverem alinhados e na mesma altura, em plena coincidência com a linha de corte, o cilindro cederá e poderá ser girado sem qualquer dificuldade, retraindo a trava que trava o gancho.
  • Nesse momento, uma mola na base da extremidade mais longa do gancho fará com que o gancho se solte e a fechadura abra.

Quem realmente estiver interessado em saber como funciona uma fechadura por dentro, saiba que é possível adquirir fechaduras transparentes, que atendem com eficiência aos nobres propósitos de ensino e aprendizagem.

Se for o caso de você querer fazer parte da guilda dos serralheiros, este cadeado transparente é muito útil para aprender o ofício; mas também na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas tarefas diárias.

castle 4771900 1280
> Como funciona uma fechadura por dentro Surpreenda-se! 7

Quais são as partes de um cadeado?

Para entender um pouco mais sobre o funcionamento dessas ferramentas de segurança, é necessário conhecer cada uma de suas partes e a função que desempenham dentro do sistema mecânico que permite fechar e abrir o cadeado.

  • A chave é o primeiro item a considerar. É apresentado em metais como aço, bronze ou alumínio; É o dispositivo que permite abrir o cadeado.
  • O formato da haste da chave e a disposição interna dos parafusos constituem um código único e específico para cada cadeado; Isso torna impossível abrir um desses objetos sem a chave correta.

Uma das bordas é lisa; na outra, a chave possui dentes e entalhes de formato variável. Geralmente possuem um canal impresso que atravessa a haste ou broca da ponta até a parte onde se junta à cabeça ou cabo; essa calha faz parte do código de segurança.

  • Corpo do cadeado: geralmente é feito de metal sólido e forte, como o aço. Às vezes, pode ser feito de chapas de ferro ou aço, o que lhe confere um maior nível de segurança.

O corpo do cadeado possui três orifícios: dois para movimentação do gancho e um, na parte inferior, para o cilindro.

Os cadeados costumam ter um número variável de pequenos orifícios em um de seus lados, que é onde os parafusos e suas respectivas molas e contra-parafusos estão alojados.

  • O cilindro: é como o coração de um cadeado. Uma ranhura estreita que vai de ponta a ponta e adaptada à espessura da chave permite a inserção da chave para abrir o cadeado. A forma da ranhura se ajusta aos canais que a haste da chave pode ter.
  • O arco, gancho ou anel: feito de aço ou outro metal resistente, é o elemento que envolve os olhais ou orifícios nos quais o cadeado é colocado.
  • Os pinos ou parafusos: são pequenas peças cilíndricas de metal móveis, que se adaptam ao formato da chave e impedem a abertura da fechadura quando não é a correta.
  • Os contra-parafusos: são também pequenas peças de metal que complementam a função dos parafusos.
  • As molas: pequenas molas de metal localizadas na base do conjunto de parafusos e contra-parafusos, que são empurradas ou contraídas esticando ou encolhendo à medida que a chave passa.
  • A trava: é um dispositivo de metal localizado no cilindro. Sua função é travar e segurar o arco no lugar quando o cadeado estiver fechado; quando você abre o cadeado, a trava se retrai para liberá-lo.

Quais as vantagens e desvantagens do cadeado em relação à fechadura?

Em princípio, deve ser dito que o cadeado é uma fechadura móvel; o que o torna prático e versátil.

O cadeado mostra-se muito útil nos casos em que o espaço não deixa espaço para a colocação de uma fechadura fixa, seja ela do tipo encaixe ou superficial.

É verdade que comparado às fechaduras fixas, talvez o cadeado não atinja o nível de segurança que aquelas possuem; mas sua praticidade, versatilidade e até seu preço compensam de alguma forma esta desvantagem.

[ad_2]