> COMO MONTAR UMA TRAVA DA MANEIRA FÁCIL

Rate this post

[ad_1]

Como montar uma fechadura com facilidade e rapidez

Não é que isso aconteça com frequência; Mas acontece: desmontamos um artefato e não sabemos como moldá-lo para reiniciá-lo.

Carros, bicicletas, relógios, aparelhos domésticos; nada escapa dessa realidade. Acontece que, quando pensamos que o possuímos, percebemos que sobraram alguns parafusos ou que está faltando uma peça.

Como montar uma fechadura é uma dessas dificuldades em que estamos comumente envolvidos; tudo por incorrer na falta de previsão na hora de desarmá-lo.

Nestes casos pode acontecer que desmontemos a fechadura e não saibamos como engatar os seus componentes ou que a desmontemos e não possamos reinstalá-la corretamente; também é possível que ambas as coisas ocorram.

LOCKSMITH.COM - MONTAGEM DE BLOQUEIO - MANUALCERRAJERO.COM
LOCKSMITH.COM – MONTAGEM DE BLOQUEIO – MANUALCERRAJERO.COM

Uma vez desmontada a fechadura, seja ela entalhe ou superficial, encontraremos peças comuns a ambas que, mesmo tendo desenhos diferentes, desempenham o mesmo papel no funcionamento deste implemento.

O que encontramos dentro de uma fechadura de encaixe?

Ao desmontar e desmontar uma fechadura de encaixe, encontramos as seguintes peças:

  1. A placa lateral (presa à caixa) com dois parafusos que a fixam na borda da porta
  2. A tampa da caixa, fixada com três parafusos.
  3. A caixa, dentro da qual estão:
  • Peças imóveis que funcionam como pivôs e servem de suporte para as molas e demais seções da fechadura.
  • A alavanca de articulação.
  • Dois pares de placas de combinação com suas quatro molas.
  • A trava de passagem dupla, localizada entre cada par de placas de combinação.
  • A porca e uma mola que o mantém pressionado.
  • O deslize.

A enumeração exposta tenta seguir a ordem em que a fechadura foi desmontada. É sempre conveniente, ao realizar um trabalho deste tipo, fazer a documentação de cada passo que damos.

Notas escritas, fotos, desenhos, notas de voz ou um vídeo são excelentes recursos que nos permitem remontar o dispositivo sem problemas.

Montagem de uma fechadura de encaixe

A montagem da fechadura é um processo que inverte logicamente o que foi feito antes, ou seja, desarma-a. Se tivermos sido cautelosos e anotarmos as etapas que demos, só precisaremos agir ao contrário agora.

  1. Para montar a nossa fechadura de encaixe, começamos por colocar a porca e a mola que a sustenta.
  2. Depois de fixada a porca, posiciona-se o trinco, tendo o cuidado de deixar o chanfro ou a curvatura orientada no mesmo sentido de fecho da porta. Isso evitará que a porta feche ao ser puxada.
  3. O primeiro par de combinações e suas respectivas molas são colocados.
  4. Neste primeiro par de combinações, a trava de passagem dupla é plantada, certificando-se de que está fechada na caixa de bloqueio.
  5. O par restante de placas de combinação está disposto na trava de segurança.
  6. A alavanca de articulação está acomodada.
  7. Entre cada uma das peças é altamente recomendável aplicar pó de grafite como lubrificante; Não é aconselhável aplicar óleo e muito menos comer óleo.
MANUALCERRAJERO.COM - LOCKSMITH.COM - MONTAGEM DE BLOQUEIO
MANUALCERRAJERO.COM – LOCKSMITH.COM – MONTAGEM DE BLOQUEIO

A combinação sujeira-graxa, ao secar, pode travar a fechadura após certo tempo, por exemplo, evita que as placas da combinação deslizem com a liberdade com que deveriam, quando a chave é acionada.

  1. Quando tudo estiver no lugar, a fechadura é tapada com a sua tampa, colocando os três parafusos que a fixam e procede à verificação do seu bom funcionamento.

Sempre, antes de reinstalar a fechadura, é aconselhável verificar se ela está funcionando corretamente. Pode acontecer que, apesar de todas as previsões, algo tenha passado despercebido.

Cuidado com as placas combinadas

No que se refere às placas de combinação, deve-se levar em consideração que elas estão dispostas no interior da fechadura em uma ordem que corresponde à forma da chave, à disposição de seus dentes e entalhes.

Qualquer alteração que façamos na forma como as placas de combinação estão dispostas impedirá a chave de operar o mecanismo de bloqueio.

Se não nos lembramos como essas combinações foram colocadas, o ideal é marcar cada uma com um número e testar qual é a posição correta. Esta é uma tarefa que pode demorar algum tempo, mas é segura.

Numerados de 1 a 4, são colocados aos pares, tal como antes da desmontagem da fechadura, sem se esquecer de colocar o fecho de segurança entre cada par de combinações e tentar com a chave.

Uma forma ideal seria começar com combinações como 1234, depois 2341, 3412; Porém, a verdade é que provavelmente teremos que enfrentar um verdadeiro desafio: é que existem 256 combinações possíveis.

MONTAGEM DE BLOQUEIO - CERRAJERÍA.COM - MANUALCERRAJERO.COM
MONTAGEM DE BLOQUEIO – CERRAJERÍA.COM – MANUALCERRAJERO.COM

Bloqueios de borda ou superfície

São mais simples que os de recheio e para os montar procedemos a:

  • Fixe o tambor na caixa da fechadura com dois parafusos fornecidos para este fim.
  • Uma mola é colocada na base da caixa para empurrar a placa de combinação inferior.
  • A primeira placa é localizada fazendo-a se encaixar nos pivôs correspondentes e a trava de passagem dupla é colocada nela.
  • Uma segunda placa de combinação é colocada neste trinco, que se encaixa nos mesmos pivôs da primeira.
  • A alavanca de articulação está instalada. Ele tem um orifício que engata em um pivô da trava de passagem dupla e passa por uma fenda no eixo da trava.
  • A tampa da fechadura é colocada e fixada com um único parafuso que possui.
  • O dispositivo é testado para verificar se está funcionando corretamente.
  • Assim que estiver funcionando corretamente, ele será instalado.

Aqui se aplicam as mesmas recomendações que foram feitas para a trava de encaixe: nunca use óleo ou qualquer outro tipo de graxa; somente pó de grafite deve ser aplicado.

Ah, novas tecnologias podem te ajudar a montar uma fechadura, pegar um celular ou câmera e desmontar a fechadura, aos poucos, gravando todos os passos, aí você vai descobrir que na montagem, você não tem dúvidas e deixa-a perfeita como foi. É a maneira mais fácil de desmontar e montar.

Compartilhe se você gostou!

Postagens Relacionadas

[ad_2]