Manual do chaveiro: fechaduras de móveis

Manual Cerrajero
Manual Cerrajero


Fechaduras de móveis

Nestes tipos de fechaduras encontramos uma grande variedade em termos de marcas, modelos e sistemas.
Podemos encontrar no mercado sistemas comuns, palheta dupla, tipo yale, multiponto, cruciforme.
Também encontraremos modelos que vêm exclusivamente para portas esquerdas e direitas.
Determinar de que lado está a porta se é direita ou esquerda é muito simples.
Tomando como referência uma porta exterior, quando se está a abrir a porta a tomamos instintivamente de acordo com a posição da maçaneta.
De acordo com a posição, a tomaremos com a mão que for mais confortável para nós.

Voltando ao assunto, também encontraremos no mercado fechaduras aparafusadas, mortis e push.

de estocadas.
Geralmente, os encontraremos em gavetas de mesa, arquivos, etc.
Quase sempre estes são colocados na lateral da gaveta, alguns arquivos trazem-no para a frente do referido móvel.

Estes vêm com sistemas do tipo Yale (sistemas de parafuso)
Quando a fechadura é fechada, a frente da mesma fica nivelada com a face do móvel, ao ser aberta sai impulsionada por um sistema de molas que carrega para dentro, puxando-a para fora.
Exatamente por isso é chamado de push lock, já que para fechá-lo como eu disse antes é preciso empurrá-lo.
Pela sua colocação será muito fácil fazê-lo.
Numa primeira fase teremos que identificar o local onde será instalado.
Uma vez identificado pelo cliente, tomaremos esse ponto de referência, marcando-o com uma fibra, desenhando a sua forma. Se for um móvel de madeira, levaremos um pavio para essa ocasião, com o auxílio de uma furadeira começaremos a fazer um furo que passa de um lado para o outro do móvel, é preferível retirar a gaveta para melhor conforto de trabalho.
Este orifício será conveniente em primeiro lugar para fazê-lo com uma mecha fina e, uma vez que este procedimento tenha sido realizado, iremos agora tirar uma mecha grande do mesmo comprimento do cilindro a ser instalado.
Quando terminarmos, se notarmos que o cilindro não passa por um diâmetro reduzido, pegaremos novamente o mesmo pavio e com a máquina ligada faremos movimentos circulares, procurando o furo a ser alargado com o mesmo movimento.
Assim que conseguirmos isso, colocaremos a fechadura em sua cavidade.
Este deve ser colocado de dentro para fora, verificando se está tudo bem, retiramos novamente, agora colocando a gaveta, vamos fechá-la, se olharmos de lado pelo orifício veremos a gaveta
Agora a ideia é marcar o centro do cilindro introduzindo uma fibra através da cavidade, uma vez marcada teremos que retirá-la da gaveta, se quiser uma maior segurança aplicaremos métodos previamente aprendidos, coloque a fechadura, marque o pino com algum tipo de marca, tinta, graxa.
Fechamos a fechadura procurando a marcação na gaveta, ao vê-la saberemos exatamente que é a correta sem nenhum tipo de erro. Com a marca já feita, vamos trabalhar com a gaveta para fora.
Agora devemos trabalhar com um pavio do mesmo tamanho ou no máximo um maior que o do ferrolho, este é o que ficará alojado no seu interior, travando a referida gaveta.
Quando terminarmos colocaremos um anel que vem com a fechadura para ser colocado na cavidade da gaveta, este será para reforçar a segurança do mesmo no caso de ser manipulado à força com algum elemento, já com todas estas etapas pronto passaremos a colocar a fechadura como disse antes de dentro para fora, agora colocando os respectivos parafusos de fixação.

fechaduras de encaixe

Este tipo de fechadura é como as que vemos continuamente nas portas, mas em miniaturas, encontraremos à direita e à esquerda.
Para a instalação em uma porta sem cavidade teremos que seguir os mesmos passos que vimos anteriormente, mas com maior cautela visto que a margem de erro é maior devido ao fato de os comprimentos das portas dos móveis não serem iguais aos de as portas.

travas de gabinete

Essas fechaduras vêm com sistemas do tipo Yale.
A sua colocação deve ir diretamente sobre o perfil do vidro.
Esses sistemas funcionam com um pino do tipo serra.
Quando a chave gira, permite que o referido pino se mova livremente para os dois lados, o contrário acontece quando a chave não está dentro do cilindro, ela é pregada pelos dentes da serra causando um cravamento total, esses sistemas são geralmente usados em portas de vidro de correr.
Encontraremos outro tipo de fechadura para trabalhar com aldeias de vidro, mas cada modelo será identificado de acordo com a ocasião.
Quando surgir um caso dessa magnitude, eles serão capazes de receber conselhos completos dos atacadistas de fechaduras, eles próprios aconselham todos os serralheiros quando tiverem qualquer tipo de dúvida