> O que é um chaveiro forense e quais são suas funções

Rate this post

[ad_1]

O que é um chaveiro forense e quais são suas funções

Atualmente, o campo de O chaveiro forense está ganhando popularidade indiscutível, apesar de ser uma área bastante nova. Os serralheiros forenses tornaram-se profissionais indispensáveis, na determinação das causas de uma intrusão forçada, o modo de operação usado por um criminoso ou mesmo a análise de potencial fraquezas nos sistemas de segurança.

Se você está curioso sobre o que é um chaveiro forense ou quais são suas funções; continue lendo. Neste artigo nós responderemos todas as perguntas que você tem, sobre esta profissão fascinante.

key 677851 1280
> O que é um chaveiro forense e quais são suas funções 6

Serralheiro forense: O que é?

Chaveiros forenses são profissionais da área de serralharia segura. Esses especialistas combinam todos os seus conhecimentos e habilidades em serralheria para determinar, por meio de uma análise rigorosa, quais são os elementos que os criminosos violaram para invadir um gabinete, quais técnicas eles usaram e quais ferramentas eles usaram para alcançá-lo. Em outras palavras, um chaveiro forense será capaz de determinar quem foram os perpetradores e quais estratégias eles executam; para posteriormente melhorar os sistemas de segurança das fechaduras e propriedades.

Atualmente, essas investigações são de grande relevância; Pelo facto de, muitas vezes, ser solicitado aos peritos um relatório para o envio tanto à polícia como às fechaduras. O primeiro pode usar as informações para pegar criminosos e então usar a evidência, como evidência em um julgamento. Enquanto o último usa informações para melhorar os pontos fracos dos parafusos, lâmpadas, fechaduras ou saber quais são as partes mais vulneráveis.

Por outro lado, um chaveiro forense pode ser chamado para comparecer no tribunal; para realizar funções de perito forense ou perito. Ou seja, como especialista na área de serralheria, você pode emitir declarações com base em seu conhecimento e capacidade.

key 3497145 1280
> O que é um chaveiro forense e quais são suas funções 7

O que faz um chaveiro forense?

Quando chamado para testemunhar em tribunal, um chaveiro forense não terá que revelar quem foi o acusado que violou ou adulterou uma fechadura ou outro sistema de segurança; seu trabalho será inteiramente explique como foi realizado e quais dispositivos eles usaram no local. Depois de expresse seu conhecimento na área, serão o júri e o juiz, quem dará a sentença final.

No entanto, as funções de um chaveiro forense não incluem apenas comparecer ao tribunal; eles também são contratados para analisar e estudar o áreas de risco potencial nas propriedades. Desta forma, é possível blindar os pontos vulneráveis ​​que o sistema de segurança de um recinto pode apresentar.

Estudos profissionais para exercer a função de chaveiro forense

Atualmente, para ser certificado como chaveiro forense na Espanha, é necessário fazer cursos para aprimorar suas habilidades em serralheria. Os estudos devem ser realizados por o Sindicato dos Serralheiros de Segurança.

A UCES é uma federação que agrupa várias associações profissionais da área; que se encarregam de promover a sensibilização do público e garantir o bom exercício dos profissionais. Deve-se notar que, no estado espanhol não há curso aprovado pela UCES; visto que são os únicos que os realizam.

Habilidades que um chaveiro forense deve possuir

Além de possuir amplo conhecimento em sistemas de segurança e fechaduras, um chaveiro forense deve possuir habilidades como:

  • Conhecimento da investigação da cena do crime.
  • Habilidade para fotografia forense.
  • Sólidos conhecimentos em chaves, fechaduras, portas, janelas, videovigilância, alarmes, cofres e outros sistemas de segurança.
  • Habilidades no procedimento de coleta de evidências.
  • Capacidade de falar em público para fornecer informações claras, concisas e detalhadas perante um juiz, tribunal ou parte interessada.
  • Conhecimento de fotomicrografia e microscopia.
  • Capacidade de escrever relatórios de pesquisa eloqüentes e detalhados.

Quem pode solicitar os serviços de um chaveiro forense?

Devido às funções que um chaveiro forense pode realizar, pode ser que quase qualquer pessoa possa solicitar seus serviços. A seguir, detalhamos os mais relevantes:

A polícia

O corpo de segurança precisa das informações especializadas que um chaveiro forense pode fornecer; já que, pode servir aos detetives para avançar na investigação em andamento. Além disso, como mencionamos antes, cada evidência coletada pode ser decisiva em um julgamento. Bem como as orientações técnicas que o profissional está apto a fornecer, durante um possível depoimento na bancada.

Além disso, o chaveiro forense deve emitir laudo detalhando as técnicas utilizadas para perpetrar o crime, as ferramentas utilizadas, bem como as estratégias utilizadas pelos criminosos. Consequentemente, a polícia e a força de detetive serão capazes de determinar o que modo de operação mais utilizado pelas gangues que invadem os recintos da área; bem como o nível de sua rede criminosa.

Pessoas privadas

Algumas propriedades possuem grandes extensões de terra que as tornam vítimas com maior probabilidade de violações. Para este tipo de casa ou mesmo para empresas que lidam com grandes somas de dinheiro; Você pode solicitar os serviços de um chaveiro forense.

O profissional fiscalizará todo o local em busca de possíveis meios de entrada ou forçamento; Para garantir aos proprietários que cada dispositivo ou elemento de segurança tem capacidade suficiente para protegê-los do crime.

Serralheria

O chaveiro forense é capaz de fornecer informações valiosas aos fabricantes de dispositivos de segurança; uma vez que são as pessoas mais qualificadas para determinar se uma fechadura é ou não totalmente segura. Além disso, um profissional pode opinar sobre o grau de resistência à aplicação de os vários métodos de abertura usado por criminosos.

Na maioria dos casos, esses profissionais são responsáveis ​​por fornecer às empresas as informações de que precisam para atualizar seus produtos com mais eficiência. É por isso que atualmente temos jogadores de alta segurança, resistentes a quase todos os métodos criminosos.

Por outro lado, um chaveiro forense também pode determinar o grau de segurança de uma lâmpada. De acordo com a norma europeia UNE-EN-1303, estes variam de 1 a 6, sendo seis o dado para a fechadura mais resistente.

Como vimos, o As tarefas de um chaveiro forense são muito diversas e abrangentes; então é essencial esteja muito bem preparado para praticar esta bela profissão. Se pretende aventurar-se, não hesite em solicitar mais informações à UCES.

[ad_2]